A Instituição Padre Haroldo Rahm (IPH) foi fundada em 1978 por Padre Haroldo Rahm. É uma entidade filantrópica, que atua promovendo PREVENÇÃO, CUIDADOS e EDUCAÇÃO agrupadas em quatro eixos de trabalho.

Atende gestantes, bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos de todos os gêneros em seus diversos serviços, metodologias e endereços, de forma alinhada às políticas públicas vigentes da Assistência Social e Saúde, às diretrizes de Direitos Humanos e as metas traçadas para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Social (saiba mais abaixo).

icon

Missão

Acolher pessoas em vulnerabilidade e risco, proporcionando cuidado, educação e atendimento especializado para uma vida saudável em comunidade.

icon

Visão

Ser inspiradora por suas práticas e produção de conhecimento, para a transformação das pessoas e das realidades.

icon

Valores

Amor, Ética, Espiritualidade, Conhecimento, Profissionalismo.

Programas Sociais do IPH

Nossa História

  1. 1978


    Fundação da APOT em 28/05 com a Comunidade Terapêutica na Fazenda do Senhor Jesus.

  2. 1989


    Padre Haroldo inicia o Programa “Meninos de Rua” no terminal central de Campinas.

  3. 1993


    Abertura Comunidade Terapêutica para adolescentes, que seria fechada em 2014.

  4. 1995


    Criação do Programa de Prevenção e Educação para adolescentes, jovens e seus familiares estendido para crianças.

  5. 1998


    O Instituto Padre Haroldo abre a Clínica e dá início ao trabalho ambulatorial.

  6. 2001


    Inauguração da Casa Guadalupana para atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua, em parceria com a Prefeitura de Campinas, serviço que seria fechado em 2010.

  7. 2003


    Inauguração do Centro de Eventos Loyola.

  8. 2004


    Reabertura do Abrigo masculino para adolescentes em situação de rua que seria fechado em 2018.

  9. 2008


    Reabertura da Comunidade Terapêutica Feminina.

  10. 2009


    O Instituto assume os trabalhos da Casa Verde, na época pernoite protegido e em 2010 transforma em uma Casa de Passagem com atendimento 24 horas para adolescentes e jovens em situação ou circularidade de rua.

    Inauguração do Serviço de Acolhimento especializado para adolescentes do sexo feminino que seria fechado em 2018.

  11. 2011


    21/06 - Alteração do nome para Instituição Padre Haroldo Rahm e adoção do nome fantasia Instituto Padre Haroldo - IPH.

    Remodelação e unificação dos serviços de acolhimento de adolescentes para meninos e meninas com a criação do Abrigo Especializado para adolescentes em situação de rua e uso de substâncias psicoativas, serviço fechado em 2017.

  12. 2013


    Inauguração da Casa de Passagem para pessoas adultas em situação de rua.

  13. 2014


    Abertura das Repúblicas Feminina e Masculina para acolhimento de jovens vindos de outros serviços de acolhimento.

  14. 2015


    Inauguração da Casa da Gestante, uma unidade de atendimento residencial para gestantes, puérperas e seus filhos em parceria com a Secretaria de Saúde de Campinas.

  15. 2016


    Abertura das Repúblicas Terapêuticas Masculina vindos do programa de recuperação em dependência química.

    O IPH assume o atelier de costura Marias Cheias de Graça.

  16. 2017


    Criação do Programa de Trabalho e Renda.

  17. 2019


    Desenvolvimento dos Projetos: Entre as malhas do Campo Belo, ComuniCaí, e Viva Cultura.

    Falecimento do Padre Haroldo.

  18. 2020


    Início da Campanha Amor em Gestos para assistir as famílias durante toda a pandemia de COVID.

  19. 2022


    Produção e exibição do audiovisual "Ponto de Partida".

  20. 2023


    Lançamento do Projeto de Dignidade Menstrual em parceria com as organização Mulheres de Fases.

  21. 2024


    Ampliação dos SCFV e CCII para atender 540 crianças, adolescentes, jovens e familiares.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS

A seguir declaramos, em consonância com o texto dos ODS, nossas ações que contribuem na prática para o desenvolvimento proposto pela ONU:

1. Erradicação da Pobreza - Promovemos ações para garantir o acesso aos direitos, superar a situação de rua, promover qualificação profissional e formas de trabalho que permitam a elevação da renda.

2. Fome zero - Garantimos refeições com alimentos seguros, nutritivos e suficientes por todo ano, diminuindo a má nutrição, em especial de crianças, adolescentes, mulheres grávidas e lactantes, além de adultos e idosos; garantimos sistemas sustentáveis de produção de alimentos agrícolas e difundimos práticas que mantém o ecossistema em área rural da instituição, com plantio de hortas.

3. Saúde e Bem Estar - Promovemos a saúde física e mental reforçando a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias psicoativas; conduzimos ações para evitar e reduzir a mortalidade de recém-nascidos, crianças menores de 5 anos e suas mães, assegurando o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação; integrando a saúde reprodutiva em estratégias e programas municipais; garantimos o acesso a medicamentos e vacinas a todos, com foco especial no esquema vacinal de recém-nascidos e bebês; e promovemos ações de educação e fomento à dignidade menstrual.

4. Educação de Qualidade
a) Promovemos a inserção escolar para garantir que todos os jovens e adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico da alfabetização e da matemática; promovemos diálogo entre as escolas e as crianças e adolescentes com dificuldades, para garantir que permaneçam e completem o ensino primário e secundário;
b) Promovemos ações que visem o aumento do número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo;
c) Promovemos a redução das disparidades de gênero na educação e a formação profissional para as pessoas vulnerabilizadas, incluindo pessoas com deficiência, crianças e adolescentes;
d) Promovemos intervenções para garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, por meio da educação, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global, valorização da diversidade cultural e estilo de vida sustentável.

5. Igualdade de Gênero - Promovemos a conscientização com homens e mulheres para acabar com todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas, em toda parte, nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

7. Energia Limpa e Acessível - Instalamos energia fotovoltaica e aquecedor solar na instituição, contribuindo para aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global e a expansão da infraestrutura e modernização da tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis.

8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico - Promovemos ações com jovens e adultos para aquisição da carteira de trabalho, preparação e entrevista de emprego, desenvolvimento humano e de habilidades profissionais que favoreçam o acesso e a inserção no trabalho, bem como o empreendedorismo, apoiando atividades produtivas, o crescimento econômico e a elevação da renda.

10. Redução das Desigualdades - Promovemos ações afirmativas de empoderamento pessoal e inclusão social, econômica e política, para todas as idades, gêneros, raças, etnias, origens, religiões, habilidades e condição de deficiência, econômica ou outra.

12. Consumo e Produções Responsáveis - Promovemos ações para alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, reduzir o desperdício de alimentos e a geração de resíduos por meio da prevenção, reciclagem e reuso. Além disso, buscamos formas educativas para garantir que as pessoas tenham informação relevante e conscientizem-se sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da adoção de estilos de vida em harmonia com a natureza.

15. Vida Terrestre - Promovemos ações para deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas, aumentar o florestamento e o reflorestamento local, restaurar a terra e o solo degradado.

16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Promovemos a consciência crítica em autores e vítimas para reduzir todas as formas de violência; acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças e mulheres; promover o Estado de Direito, em nível nacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça, para todos; construímos processos para tornar esta instituição e outras parceiras, eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

Doe Agora